Clínica Intercultural
EMail

outro

Formalizada no primeiro semestre de 2012, na Universidade Federal de Santa Catarina, a Clínica Intercultural oferece um espaço de escuta sensível ao encontro entre culturas. Constituída por professores, psicólogos e alunos da Graduação e da Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Clínica Intercultural é um serviço de atendimento psicológico especializado em problemáticas complexas de saúde mental apresentadas por refugiados e imigrantes.

Atividades: Intervenção clínica com populações de refugiados e imigrantes que tenham sido expostos à situações extremas: guerras, genocídios, tortura; que apresentem sintomas severos de estresse psicológico ou de estado de estresse pós-traumático; que expressem esse estresse através de sintomas decodificados culturalmente; que são de origem estrangeira e apresentem problemas de saúde mental ligados à aculturação e à adaptação na sociedade de acolhimento.

Modelo clínico utilizado pela Clinica Intercultural baseia-se no dispositivo intercultural desenvolvido por Jean-Bernard Pocreau e Lucienne Martins Borges no Service d`Aide Psychologique Specialisée aux Immigrants et Réfugiés (SAPSIR®), projeto criado em 2000, na Université Laval, e que, desde de 2014, integra também o Centro de Saúde e de Assistência Social de Québec (Canadá). O modelo clínico baseia-se na coterapia intercultural e as intervenções são realizadas por um grupo de terapeutas de origens culturais preferencialmente diferentes, sob a coordenação de um terapeuta principal. Dentro do possível, os atendimentos são feitos na língua materna do paciente, o que implica na participação de um intérprete/mediador cultural se necessário. A presença do profissional que encaminhou o paciente é necessária no primeiro atendimento.

Os Atendimentos são realizados no Serviço de Atenção Psicológica da Universidade Federal de Santa Catarina (SAPSI) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Para agendar um atendimento, entre em contato:

Telefone: (48) 3721-8571

E-mail: psicologia.intercultural@gmail.com