Fotos

No dia 17 de julho ocorreu a mesa redonda Suicídio e violências nas adolescências e juventudes, organizada pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP 12). Dentre os debatedores estava a doutoranda do NEMPsiC Ana Paula Araújo de Freitas, que abordou o suicídio e os desafios aos profissionais de psicologia.

 


No dia 26 e 27 de junho de 2018 ocorreu em Paris, França, o Workshop internacional Mapping New Voices – Towards a Latin American Perspective in Global Mental Health. Na ocasião, Gesa Solveig Duden, colaboradora do NEMPsiC da University of Osnabrück, apresentou a conferência intitulada Intercultural psychotherapy with migrants and refugees: An experience from Brazil durante a mesa redonda Challenges for Mental Health Policy in Latin America. A conferência, em coautoria com a Profª. Lucienne Martins Borges, relacionava-se à experiência de estágio internacional que Gesa Solveig Duden realizou no NEMPsiC em fevereiro e março de 2016.


Nos dias 26 e 27 de junho foi realizado no Cinema do CIC a Mostra de cinema REFUGIADOS.DOC, evento realizado pelo Grupo de Apoio aos Imigrantes e Refugiados de Florianópolis e região (GAIRF), do qual o NEMPsiC faz parte.

Na ocasião foram apresentados 6 documentários e, em seguida, rodas de conversa e discussão foram realizadas por membros do GAIRF.

Comissão organizadora da Mostra e responsáveis da Pastoral do Migrante de Florianópolis:


No dia 22 de maio de 2017 o mestrando do NEMPsiC, Márcio Jibrin, defendeu sua dissertação intitulada “Acolhimento psicológico de imigrantes involuntários: um encontro com a alteridade”
A Banca examinadora foi composta pela Profª Drª Lucienne Martins Borges (Orientadora), Drª Ana Lúcia Mandelli de Marsillac (PPGP/ Examinadora), Dr. Luís Felipe Aires Magalhães (PUC/SP Examinador) e Dr. Adolfo Pizzinato PPGP – PUC/RS Examinador.  


No dia 27 de outubro de 2016 foi realizada a I Jornada do NEMPsiC. Durante a manhã tivemos uma mesa-redonda mediada pela Professora Lucienne Martins Borges (Coordenadora do NEMPsiC) com os seguintes convidados internacionais: Prof. Jean-Bernard Pocreau (psicólogo, fundador do Service d’Aide Psychologique Specialisée aux Immigrants et Réfugiés, e professor Titular da Université Laval, Québec/Canadá) e Profª Janie Giard (médica de família da Clinique santé des réfugiés de Québec e professora do Departamento de Medicina, Université Laval, Québec/Canadá).

1

2

3

No período da tarde tivemos a mesa-redonda “A experiência de Santa Catarina no acolhimento e intervenção com imigrantes involuntários, com presença de Fernando Damázio, Coordenador do GAIRF (Grupo de Apoio aos Imigrantes e Refugiados em Florianópolis e região) e  da Clínica Intercultural (NEMPsiC/UFSC) apresentando os projetos em andamento em Santa Catarina.

6

5

4

 


No dia 06-12-2016 a aluna de mestrado Cecília Braga Bezerra defendeu sua dissertação “Distantes do berço: impactos psicológicos da imigração involuntária na infância”.

Compuseram a banca examinadora as professoras: Lucienne Martins Borges (Orientadora/ PPGP-UFSC), Nádia Pinheiro (Examinadora/ UFPR), Maria das Graças Santos Luiz Brighwell (Examinadora/ PPGG-UFSC) e Maria Aparecida Crepaldi (Examinadora/ PPGP-UFSC)

Em breve o trabalho de dissertação estará disponível online para leitura.

bancadefesa

 

 


No dia 17-06-2016, Allyne Fernandes Oliveira Barros defendeu sua dissertação de mestrado Reconstrução em movimento: os impactos psicológicos do terremoto de 2010 em imigrantes haitianos

A Banca examinadora foi composta pelas professoras: Dra. Lucienne Martins Borges – PPGP/UFSC (Orientadora), Dra. Ana Lúcia Mandelli de Marsillac – PPGP/UFSC, Dra. Maria das Graças Santos Luiz Brightwell – PPGG/UFSC e Dra. Marina Menezes – PPG Univali Examinadora.

13461014_1139543496102467_1212383950_o


 

Entre os dias 07 de junho e 09 de junho o NEMPsiC esteve presente no Seminário Internacional Mobilidade Humana hoje: Abordagens de Direitos Humanos. O evento foi realizado em Brasília pelo Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios e teve como objetivo discutir a temática das migrações internacionais na atualidade a partir de uma perspectiva interdisciplinar e de direitos humanos, favorecendo a interação e a troca de experiências e de saberes entre o público presente.

O NEMPsiC esteve representado pelos alunos da Pós-Gradução em Psicologia Márcio Jibrin e Mariá Boeira Lodetti, os quais participaram do GT “Imigração e saúde mental: Estudos, Intervenções psicossociais e suas implicações para o direito de ser no mundo” com a comunicação “Intervenções Interculturais em saúde mental: psicoterapia com imigrantes e refugiados”, a qual visava a apresentação das atividades desevolvidas pela Clínica Intercultural em seus diferentes espaços de atuação e a articulação com outros profissionais e pesquisadores que trabalham com a temática migratória

13446293_1136980899692060_1508986591_o

13453160_1136984256358391_1645800395_o


Entre os dias 25 e 29 de abril o NEMPsiC esteve presente no Colloque International de l’ARIC (Association Internationale pour la Recherche Interculturelle), no Convento São Francisco, fundado em 1585, em Olinda – Pernambuco.

 Na ocasião o NEMPsiC fez-se presente pela Profª Lucienne Martins Borges e pelos alunos da pós-graduação e da graduação em Psicologia: Allyne F. O Barros, Ana Sofia S. L. Guerra, Cecília Braga Bezerra, Júlia de Freitas Girardi e Márcio Jibrin e Mariá Boeira Lodetti. O grupo apresentou o Simpósio “Imigração, Refúgio e Sofrimento Psíquico”. Além disso, a Profª Lucienne Martins Borges tambm participou da Mesa redonda “Mobilité, diversité et territoires: les réseaux transnationaux traversés par les genres et les identités” e do Simpósio “As abordagens interculturais como novo campo de saber e de atuação profissional do Psicólogo”, este com as professoras Elaine Magalhães Costa Fernandez (UFPE) e Sylvia Dantas (UNESP).

IMG-20160427-WA0010
IMG-20160426-WA0005

IMG-20160428-WA0017

IMG-20160426-WA0008

IMG-20160428-WA0015

IMG-20160425-WA0004-3

 


Dia 06-04-2016 realizamos o primeiro Seminário do NEMPsiC. Nossa convidada foi Gesa Solveig Duden, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da “Universität Osnabrück”, Alemanha. Gesa finalizou, nesta semana, seu estágio na Clínica Intercultural, do NEMPsiC. 

IMG_5990

Yara Maria Moreira de Faria Hornke, Conselheira do CRP/SC, Márcio Jibrin, Laura Ruffier, Mariá Boeira Lodetti, María Gabriela López Peralta, Gesa Solveig Duden, Profª Lucienne Martins Borges, Allyne F. O. Barros, Cecília Braga Bezerra, Ana Laura Tridapalli, Maiara Cunha, Natália Lorenzetti, Ana Sofia Guerra.

IMG_5987

Gesa Solveig Duden e Profª Lucienne Martins Borges


 O NEMPsiC, nesta foto representado pela Professora Lucienne Martins Borges e pela estudante Mariá Boeira Lodetti, em um dos locais de atividades do Service d’Aide Psychologique Spécialisée aux Immigrants et Réfugiés – SAPSIR©, serviço com o qual o NEMPSiC colaboradora. O SAPSIR© é vinculado à Université Laval e integra o Centre de Santé et de Services Sociaux de da Vieille-Capitalle, cidade de Québec, Canada. A foto foi feita em fevereiro de 2016, em uma das atividades do SAPSIR©, que atualmente está diretamente envolvido no acolhimento de 25.000 refugiados sírios no Québec. 

IMG_1675

 


Jantar de confraternização do NEMPsiC – outubro de 2015

IMG_0613


Construindo nosso novo espaço, o grupo do NEMPsiC terminou neste mês de agosto uma das importantes etapas de nossa reforma do espaço físico.

unnamed


Professora Drª Lucienne Martins Borges e os mestrandos do programa de pós-graduação da UFSC Márcio Jibrin e Allyne Fernandes Oliveira Barros na 1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio (COMIGRAR), em maio de 2014.

Clínica-Intercultural-na-Feira2-224x300