Grupo de estudos em Geopolítica

O objetivo do Grupo de Estudos em Geopolítica é de desenvolver um espaço de discussão e de reflexão em temáticas geopolíticas, principalmente àquelas relacionadas aos conflitos internacionais que afetam diretamente o deslocamento de pessoas no mundo. O foco de estudo nesse semestre será a situação geopolítica da Venezuela.

Segundo dados apresentados pela Organização das Nações Unidas (ONU) Brasil, o fluxo atual de venezuelanos é considerado um dos eventos migratórios mais importantes da América Latina. Cerca de 3,7 milhões de venezuelanos abandonaram seu país nos últimos quatro anos e se deslocaram para países de acolhida, em sua grande maioria, na América Latina. O Brasil é um dos países que vem acolhendo estas pessoas por conta de sua posição geográfica fronteiriça e, atualmente, ocupa a sexta posição no número de entrada de imigrantes. Esse fluxo intenso tem gerado desafios no acolhimento dessa população no Brasil e necessidade de uma maior compreensão do que tem impulsionado esse deslocamento.

Levando em conta que o NEMPsiC tem atuado em projetos de pesquisa e extensão com imigrantes involuntários, dentre eles venezuelanos, torna-se fundamental um a discussão e reflexão das situações geopolíticas que tem gerado esse fluxo migratório.  As discussões serão desencadeadas por materiais disponibilizados previamente ao grupo. Como principais fontes, será trabalhado com textos jornalísticos e notícias, além de produção científica referente ao tema.


Diapositive1
Diapositive1