Ateliê das Migrações
Projeto de Extensão que se originou a partir do projeto “Clínica Intercultural” (2012-2022). A Clínica Intercultural, fundada pela profa. Dra. Lucienne Martins-Borges (Universidade Laval- Quebec e UFSC), atuou durante 10 anos ofertando atendimento psicológico a imigrantes e refugiados na região de Florianópolis. Inspirada no modelo da clínica Service d’aide psychologique spécialisée aux immigrants et réfugiés (SAPSIR), localizada na cidade de Quebec (Canadá), o projeto contava com diversos terapeutas que atuavam sob a perspectiva da psicanálise e da etnopsiquiatria e atendeu inúmeros imigrantes e refugiados ao longo destes 10 anos.
Em 2020, a profa. Marcela de Andrade Gomes passa a integrar a equipe do NEMPsiC e da Clínica Intercultural e, em 2023, o projeto recebe outro nome por estar sustentado em princípios teóricos-metodológicos diferentes da Clínica Intercultural – psicanálise freud-lacaniana em diálogo com autoras feministas, decoloniais e psicanalistas brasileiras.
Atualmente, o Ateliê das Migrações oferta atendimento psicológico a imigrantes e refugiados de forma presencial (no SAPSI/UFSC) e online, é composto por estudantes de graduação e pós-graduação e psicólogos colaboradores. Os atendimentos são gratuitos e ocorrem no período do calendário universitário, ou seja, entram em recesso no mês de julho, janeiro e fevereiro). O público alvo do projeto são imigrantes e refugiados em condições de vulnerabilidades sociais. Aceitamos encaminhamentos das instituições ou pedidos realizados diretamente pela pessoa interessada. Para agendar uma consulta, enviar um e-mail para: psicologia.intercultural@gmail.com


