Linhas de pesquisa

As linhas de pesquisa do NEMPsiC se propõem a partir daquelas já existentes no Grupo de Pesquisa “Psicologia, cultura e saúde mental” – CNPq. 

Migrações, processos psicológicos e saúde mental

Estudar os impactos das migrações voluntárias e involuntárias na saúde mental de indivíduos, famílias e comunidades; compreender as especificidades culturais do sofrimento psicológico; investigar a relação entre o cuidado em saúde e contextos culturais.

Violência e trauma

Ampliar o conhecimento acerca da complexidade dos estados traumáticos decorrentes, principalmente, de situações de violência familiar, violência institucional, conflitos armados e catástrofes naturais.

Psicanálise, políticas públicas e direitos humanos

Esta linha de pesquisa tem como objetivo realizar trabalhos de pesquisa e intervenção que estejam direcionados à promoção dos Direitos Humanos e no combate às desigualdades sociais. Parte-se da noção intrínseca entre a dimensão psicológica e política, apostando em trabalhos que atuem na promoção do sujeito de desejos e de direitos. Nesse sentido, acredita-se na potência dos dispositivos clínico-políticos em diferentes contextos de vulnerabilidades que promovam uma escuta, testemunho e legitimidade às narrativas invisibilizadas e desqualificadas pelos processos hegemônicos. Os principais temas trabalhados nesta linha de pesquisa são: violências e vulnerabilidades psicossociais; SUAS (PAEFI e medidas socioeducativas); migrações; pessoas em situação de rua.