Teses e Dissertações

2023

Gustavo Machado. Os movimentos da escuta: cartografia do cuidado em saúde mental oferecido a imigrantes. (Tese de Doutorado).  Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade de Santa Catarina, Florianópolis, SC.

Giovanna Botini Zortea. Imigrantes haitianos afetados pelo terremoto de 2010: Possibilidades de reparação psíquica. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade de Santa Catarina, Florianópolis, SC.

2022

 Allyne Fernandes Oliveira Barros.  Da alteridade à condição precária: CRAI-SC e a construção de políticas públicas para imigração na região de Florianópolis. 2022.  ( Tese de Doutorado). Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade de Santa Catarina, Florianópolis, SC.

João Fillipe Horr. Indicadores psicossociais em feminicídios conjugais cometidos por homens em Santa Catarina. 2022. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade de Santa Catarina, Florianópolis, SC. 

Júlia Andrade Ew. Imigrantes haitianos afetados pelo terremoto de 2010: Possibilidades de reparação psíquica. 2022. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade de Santa Catarina, Florianópolis, SC. 

 

2021

Júlia de Souza Lopes. O acolhimento a imigrantes na perspectiva de agentes comunitárias de saúde em Florianópolis. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, SC. 

2020

Ana Laura Tripalli. O Homicídio conjugal no Planalto Catarinense e na Grande Florianópolis: um estudo comparativo. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, SC. 

Bruna Adames. “Até que a morte nos separe?”: Dimensões psicossociais dos homicídios conjugais cometidos por mulheres em Santa Catarina (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, SC.  

Laura Cardoni Ruffier. Frente a um novo mundo: impactos das relações escolares na integração de crianças imigrantes involuntárias (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, SC. 

2019

Paola Nunes Goularte. Significados da tentativa de suicídio para sujeitos atendidos na emergência de um hospital geral (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, SC.

Alisson Vinicius Silva Ferreira. Imigração e Saúde Mental: Narrativas de estudantes latino-americanos em uma universidade intercultural (Brasil). (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, SC.

Ana Paula Araújo de Freitas. Significados do comportamento suicida para profissionais e usuários nos contextos da atenção básica à saúde e assistência social. (Brasil). (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, SC. 

2018

Mariá Boeira Lodetti. Continuidade partida: Impactos psicológicos da imigração em refugiados sírios residentes na Grande Florianópolis (Brasil). (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, SC.

Maiara Pereira Cunha. Repercussões psicológicas do desastre natural: o que dizem crianças do Vale do Itajaí/SC. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, SC. 

Natália Lorenzetti da Rocha.“Felizes para sempre…” Dimensão psicossocial do homicídio conjugal em Florianópolis.  (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, SC.

2017

Márcio Jibrin. Acolhimento psicológico de imigrantes involuntários: um encontro com a alteridade. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, SC.

2016

Gustavo da Silva Machado. Outro modo de tentar: significados atribuídos a um ambulatório de psicologia por pessoas que tentaram suicídio. Orientado por Lucienne Martins-Borges, Maria Emília Pereira Nunes. Trabalho de Conclusão de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (HU/UFSC). 

Cecília Braga Bezerra. Distantes do berço: impactos psicológicos da imigração na infância.  (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, SC.

2015

Júlia de Freitas Girardi. Impactos Psicológicos da Imigração voluntária: a experiência de universitários imigrantes.  (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, SC.

2014

Ana Paula Sesti Becker. Famílias sem fronteiras: Dimensões psicossociais da migração no ciclo de vida familiar.  (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, SC.

Leticia Scartazzini. Entre Grades e Cadeados: A Condição Psicossocial dos Agentes Penitenciários em Exercício na Mesorregião da Grande Florianópolis.  (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, SC.

 

2013

Ana Paula Araújo de Freitas. “Da sua vida cuido eu!” Os significados das tentativas de suicídio para profissionais de saúde. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, SC.

Cinthia Maria Cecato Picoli. A adesão de usuários de crack ao tratamento num CAPS I do interior do Rio Grande do Sul. 2011. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, SC.

Kelly Aparecida dos Santos. Sujeitos em contexto de violências: O cuidado no Centro de Atendimento a Vitimas de Crimes. 2009. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, SC.

Maiara Pereira Cunha. O Transtorno de estresses pós-traumático em crianças vítimas de violência familiar. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, SC.

Juliana Macchiaverni. Fluxograma de encaminhamentos aos pacientes atendidos na emergência por tentativa de suicídio. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, SC.