Grupos de estudos
Grupo de estudos em andamento:
Trata-se de curso de formação e troca de experiências em torno do acolhimento e do atendimento intercultural a imigrantes e refugiados. O foco será abordar as dimensões clínico-políticas desta clínica ampliada através da experiência de pesquisa e de atuação da UFPR, UFSC, UNILA e UNIVALI. O público alvo do grupo são alunos da graduação e pós-graduação da UFSC, UNILA, UFPR e Univali que desenvolvem atividades relacionadas às temáticas do Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Refúgio (NEMPsiC), Movimentos Migratórios e Psicologia – MOVE/UPFR, Núcleo de Apoio ao Migrante (NAM), Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UNILA, Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFPR, Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Univali, além de imigrantes e servidores públicos que trabalham com a temática da imigração.
Grupo de estudos encerrados:
O grupo de estudos interdisciplinar em Depressão pretende discutir sobre a depressão em várias áreas do conhecimento que produzem um saber sobre esse mal-estar que nos assola. Serão 15 encontros quinzenais nas quartas-feiras às 16h com duração aproximada de 1h30m. Inicia em 22/09 e as inscrições estarão abertas até às 10h de amanhã (21/09). Haverá emissão de certificado a quem tiver 75% de participação. Os encontros serão pela plataforma Skype para debate síncrono dos materiais disponibilizados. O público-alvo são estudantes de graduação e pós-graduação de psicologia e áreas afins. Em caso de dúvida enviar e-mail para laurapsico95@gmail.com.
O grupo de estudos tem como objetivo constituir um espaço de discussão e debates de temas relacionados à psicologia, psicanálise e cultura e que perpassam a experiência teórica e prática das/os alunas/os vinculadas/os ao referido núcleo de pesquisa. Tem como público-alvo alunos da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina e pessoas da comunidade envolvidas diretamente ou com interesse nos temas relacionados aos deslocamentos humanos, trauma, aos efeitos psicossociais da violência, a escuta clínica, atravessados pelas discussões de raça, gênero, classe, colonialidade, etc.
Os encontros ocorrerão quinzenalmente pela plataforma Google Meets. Serão realizados sete encontros, que ocorrerão em terças-feiras nas datas previamente selecionadas (iniciando no dia 06/07), no horário das 14h às 15h30. A literatura e cronograma do grupo estarão disponíveis numa pasta compartilhada no Google Drive, enviadas por e-mail, assim como os links para participar do grupo. É fortemente recomendado às/aos participantes a leitura prévia dos textos bases a cada encontro. Haverá ainda, o registro das/os participantes por meio de uma lista de presença, o que concederá um certificado de participação no projeto de quem esteve presente em cinco encontros ou mais.
Clique aqui para se inscrever!
O grupo de estudos Introdução à Psicanálise e Feminismos pretende discutir sobre as origens, relações e tensões entre a Psicanálise e as Teorias Feministas com um caráter introdutório e crítico.
Serão 8 encontros quinzenais nas quintas às 20h com aproximadamente 1h30 de duração, iniciando dia 01/07. Haverá emissão de certificado de 20h.
Os encontros serão pela plataforma Meet para debate interativo dos materiais sugeridos. Os materiais, assim como o programa de ensino que contém o cronograma, estão disponíveis em uma pasta no drive, que pode ser acessada pelo link:
https://drive.google.com/drive/folders/1CuPqRcDm0n2GMqoE0OhEqGrvYg8Ae_-W?usp=sharing
Não é necessário ser estudante de Psicologia ou possuir conhecimento prévio nos assuntos.
Em caso de dúvida, mande um e-mail: grupopsica.fem@gmail.com
Esse e-mail será nosso meio de comunicação, por ele que enviaremos o link dos encontros. Nos vemos lá!
Clique aqui para se inscrever!
Grupos de Estudos em Geopolítica
O objetivo do Grupo de Estudos em Geopolítica foi de desenvolver um espaço de discussão e de reflexão em temáticas geopolíticas, principalmente àquelas relacionadas aos conflitos internacionais que afetam diretamente o deslocamento de pessoas no mundo. O foco de estudo nesse semestre será a situação geopolítica da Venezuela.
Segundo dados apresentados pela Organização das Nações Unidas (ONU) Brasil, o fluxo atual de venezuelanos é considerado um dos eventos migratórios mais importantes da América Latina. Cerca de 3,7 milhões de venezuelanos abandonaram seu país nos últimos quatro anos e se deslocaram para países de acolhida, em sua grande maioria, na América Latina. O Brasil é um dos países que vem acolhendo estas pessoas por conta de sua posição geográfica fronteiriça e, atualmente, ocupa a sexta posição no número de entrada de imigrantes. Esse fluxo intenso tem gerado desafios no acolhimento dessa população no Brasil e necessidade de uma maior compreensão do que tem impulsionado esse deslocamento.
Levando em conta que o NEMPsiC tem atuado em projetos de pesquisa e extensão com imigrantes involuntários, dentre eles venezuelanos, torna-se fundamental um a discussão e reflexão das situações geopolíticas que tem gerado esse fluxo migratório. As discussões foram desencadeadas por materiais disponibilizados previamente ao grupo. Como principais fontes, será trabalhado com textos jornalísticos e notícias, além de produção científica referente ao tema.
Grupos de Estudo em Psicanálise
O Grupo de estudos de Psicanálise consiste em um projeto de extensão do NEMPsiC que existe desde 2013, com encontros de duração de 2 horas.
Semestre 2019.2: Abertas as inscrições para o Grupo de estudos de Psicanálise no Semestre 2019.2: realizaremos 6 encontros. O público alvo são estudantes da graduação e pós-graduação em Psicologia que tenham interesse pela temática. Neste semestre, será dada a continuidade da leitura do texto de Sigmund Freud, a saber: “O mal estar na civilização”, iniciada no semestre de 2019/1.
Horário: 13h às 15h;
Vagas: 15 vagas.
Semestre 2019.1: realizaram-se quatro encontros. O público alvo foram estudantes da graduação e pós-graduação em Psicologia interessados pela temática. O texto escolhido para esse semestre é “O mal-estar na civilização.” (1930) – Obras completas volume 18 – Ed. Companhia das Letras.
Horário: 13h às 15h;
Vagas: 15 vagas (a coordenação decidiu expandi-lo devido a grande demanda)
Semestre 2018.2: realizaram-se oito encontros. O texto escolhido para esse semestre é O Eu e o ID (1923), volume 16 da Obras de Freud, versão Cia das Letras.
Horário: 13h às 15h;
Vagas: 15 vagas.
Semestre 2018.1: realizaram-se quatro encontros. Os textos elegidos foram: Além do princípio do prazer (1920), volume 14 e O Eu e o ID (1923), volume 16 da Obras de Freud, versão Cia das Letras.
Vagas: 15 vagas.
Semestre 2017.2: realizaram-se quatro encontros. Os textos elegidos são: “A repressão” (1915) e “O Incosciente” (1915), disponíveis volume 12 da Obras de Freud, versão Cia das Letras.
Grupo de Estudos em Etnopsiquiatria
O Grupo de estudos em Etnopsiquiatria foi um projeto de extensão que foi iniciado no segundo semestre de 2018, ocorrendo quinzenalmente às terças-feiras das 10:00hs ao 12:00hs.
A Etnopsiquiatria é umas das teorias que embasa o trabalho já consolidado da Clínica Intercultural, projeto de extensão que oferece atendimento psicológico a imigrantes e refugiados em Florianópolis e região. No entanto, trata-se de uma temática pouco comentada e estudada em profundidade na graduação em Psicologia e outros cursos das áreas humanas e sociais. Deste modo, espera-se através do grupo de estudos em Etnopsiquiatria promover reflexões que contribuam para práxis psicológica nos diversos contextos em aconteça o encontro com a diferença cultural.
Público alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação em Psicologia e outras áreas do conhecimento interessados na temática de estudo e/ou intervenções psicossociais com imigrantes e refugiados; comunidade em geral interessados na temática de estudo e/ou intervenções psicossociais com imigrantes e refugiados.
Metodologia: Leituras prévias das bibliografias indicadas; leitura coletiva dos textos ao longo do grupo; discussão coletiva dos textos lidos.
Referências bibliográficas:
BARROS, M. L. de; BAIRRAO, J. F. M. H. Etnopsicanálise: embasamento crítico sobre teoria e prática terapêutica. Rev. SPAGESP, Ribeirão Preto, v. 11, n. 1, p. 45-54, jun. 2010.Disponível:<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702010000100006&lng=pt&nrm=iso>.
CECCARELLI, P. R. Contratransferência cultural e método clínico. Rev. latinoam. psicopatol. fundam., São Paulo , v. 19, n. 4, p. 707-719, Dec. 2016 . Disponível: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141547142016000400707&lng=en&nrm=iso>. access on 20 Aug. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/1415-4714.2016v19n4p707.9.
DEVEREUX, G. A Etnopsiquiatria.Análise Psicológica,v. 4, n. 1, p. 521-625, 1981. Disponível em <http://repositorio.ispa.pt/bitstream/10400.12/5619/1/1981_4_521.pdf>
FANON, F. Em defesa da revolução africana. Lisboa: Sá da Costa, 1969.
DEVEREUX, G. Ensayos de etnopsiquiatria general. Barcelona: Barral, 1973.
LAPLANTINE, F. Aprender Etnopsiquiatria. São Paulo: Brasiliense, 1998.
PUSSETTI, C. Migrantes e saúde mental: a construção da competência cultural. Lisboa: ACIDI, 2009.
Grupo de Estudos em “Passagem ao Ato”
O Grupo de estudos sobre o conceito de “Passagem ao ato” é um projeto de extensão, construído em 2017, que tem como objetivo discutir textos psicanalíticos que auxiliem na compreensão do conceito de passagem ao ato, base teórica utilizada nas pesquisas sobre homicídio e suicídio realizadas no Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Culturas (NEMPsiC).
Semestre 2018.1: realizaram-se quatro encontros, com duração de 2 horas.
Horário: 13h às 15h;
Textos trabalhados:
1 – “As Atuações (Actings)” – Zimerman, D. E. (1999) In: Fundamentos psicanalíticos: teoria, técnica e clínica. Porto Alegre: Artmed.
2 – “Recomendações aos médicos que exercem a psicanálise” ( 1912) – Freud, S. Obras Completas, volume 10.
3 – “A dinâmica da transferência” (1912) – Freud, S. Obras Completas, volume 10.
4 – “Recordar, repetir e elaborar” (1914) – Freud, S. Obras Completas, volume 10.
5 – “Luto e Melancolia” (1915) – Freud, S. Obras Completas, volume 12.
6 – “Inibição, sintoma e angústia” (1926) – Freud, S. Obras Completas, volume 17.
7 – “Violência e evolução afetiva humana” – Bergeret, J. (2004) In: Psicologia Patológica: Teoria e Clínica. Lisboa: Climepsi.