II Jornada do NEMPsiC – 2018

II Jornada do Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Culturas (NEMPsiC) foi um evento científico de caráter regional que ocorreu no dia 17 de Maio de 2018, das 8h às 18h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (Universidade Federal de Santa Catarina). O evento contou com a participação de 3 convidados internacionais (Profa Dra Stéphanie Arsenault e Prof. Dr. Jean-Bernard Pocreau – ambos da Universidade Laval, Canadá – e Ma. Lucille Langlois – gestora do Sistema Público de Saúde e Assistência Social da cidade de Québec, Canadá). Além disso, a Profa Dra Lucienne Martins Borges (Coordenadora do NEMPsiC) e os mestrandos e doutorandos do NEMPsiC realizaram exposições dialogadas e 4 minicursos.

Ao todo 123 pessoas participaram da II Jornada. Dentre esses participantes, haviam profissionais da saúde e da assistência social, estudantes de graduação e pós-graduação, professores universitários, pesquisadores, colaboradores de organizações não-governamentais e sociedade civil. Nesse sentido, a II Jornada promoveu o intercâmbio entre países (Brasil e Canadá) de conhecimentos entre a comunidade acadêmica, as instituições que realizam intervenções em situação de crise no âmbito da saúde pública e da assistência social e a sociedade civil.

A Comissão organizadora foi composta pela Profa Dra Lucienne Martins Borges e os estudantes de mestrado, doutorado e graduação que estão ligados ao NEMPsiC/UFSC. 

O evento foi encerrado com uma apresentação cultural da artista Marissol Mwaba:


PROGRAMAÇÃO:

7h45 Credenciamento

8h – Conferência de abertura – Prof. Lucienne Martins Borges, coordenadora do NEMPsiC, Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

8h45 às 10h15 – Conferência Internacional:  A “Intervention de proximité” como modalidade de encontro intercultural no contexto da saúde pública.

Por: Lucille Langlois, Assistente social, gestora e diretora da Direção dos Serviços Multidisciplinares do CIUSSS-CN – Sistema público de saúde e de Assitência Social do Québec. Lucille vai apresentar um modelo de intervenção – Intervention de Proximité– utilizado no sistema público de Saúde e Serviço social do Québec, Canadá, em situações de crise

10h15 às 10h30 – Intervalo

10h30 às 11h30 – Conferência Internacional: Intervenções psicossociais pós-atentado: o caso da cidade de Québec.

Por: Prof. Stéphanie Arsenault – Professora do Departamento de Serviço Social e Criminologia da Université Laval (Canadá) e Diretora da Équipe de recherche en partenariat sur la divertisé culturelle et l’immigration dans la région de Québec (ÉDIQ). Stéphanie vai abordar um projeto de pesquisa cujo objetivo foi avaliar o modelo de intervenção elaborado após o atentado de Québec em janeiro de 2017

11h30 às 12h – Período reservado para perguntas

12h às 13h15 – Almoço

13h30 às 15h30 – Minicursos. Os participantes poderão participar de 1 dos 4 minicursos que serão oferecidos na Jornada:

A clínica da reparação psíquica frente aos efeitos da violência de Estado (30 vagas)
Dinâmica conjugal: crise e atuação violenta (30 vagas)
Interfaces da intervenção psicológica na crise suicida (30 vagas)
Crise e intervenção: Possibilidades no encontro intercultural (30 vagas)

15h30 às 15h45 – Intervalo

16h às 17h – Conferência de encerramento: Intervenção precoce como fator protetivo do agravo de situações traumáticas.

 Por: Prof Jean Bernard, coordenador do Service d’Aide Psychologique Spécialisée aux Immigrants et Réfugiés (SAPSIR©), Departamento de Psicologia, Université Laval, Canadá. Jean-Bernard abordará a temática da intervenção precoce como fator protetivo do agravo de situações traumáticas

17h – Apresentação cultural com a artista Marissol Mwaba