Guerra: Ucrânia e Rússia

04/03/2022 11:41

A invasão na Ucrânia já produziu quase um milhão de pessoas deslocadas forçadamente de suas casas, gerando sofrimento, perdas, mortes, lutos, rupturas e traumas. A migração forçada não é uma escolha e todos/as nós estamos sujeitos a estar nesta condição em algum momento de nossas vidas, seja por questões políticas, econômicas, ambientais, de raça ou de gênero. Não se escolhe ser refugiado, se torna devido a uma luta por sobrevivência. Por isso o NEMPsiC insiste: migrar não é crime, xenofobia sim! Muitas vezes, como está acontecendo agora nas fronteiras da Ucrânia, a xenofobia vem acompanhada de racismo. Nossa dor é seletiva geográfica e racialmente, afirma Tiago Amparo- doutor em Direito, em sua coluna na Folha de SP, “Ucrânia e o mundo civilizado”. Como destacou Cida Bento- doutora em psicologia, em sua coluna no mesmo jornal, “Quando o refugiado é branco e europeu”-, “O racismo alimenta e justifica as desigualdades e funciona como aglutinador do discurso da violência… é um grande desafio vencer a escalada do pensamento belicista e xenófobo que alimenta a violência nas sociedades contemporâneas”. Contra toda e qualquer forma de violência, racismo, xenofobia e segregação, o NEMPsiC manifesta seu apoio e solidariedade a todas as pessoas que estão sendo violadas, violentadas e mortas nesta guerra.