NEMPsiC na ABRAPSO: GT – “A queda do céu” e migrações: dimensões sociais, políticas e subjetivas das migrações contemporâneas.

21/11/2023 18:55

O NEMPsiC participou da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social) que ocorreu entre os dias 01 e 04 de novembro de 2023, na cidade de Niterói – RJ.

A coordenadora do Núcleo, Marcela de Andrade Gomes esteve coordenando, juntamente com Elaine Cristina Schmitt Ragnini (UFPR – Universidade Federal do Paraná), Elaine Cristina Schmitt Ragnini (UFPR/CSVM/MOVE), Henrique Galhano Balieiro (CRP-MG/FENAMI), o Grupo de Trabalho 71: “A queda do céu” e migrações: dimensões sociais, políticas e subjetivas das migrações contemporâneas.

Segue abaixo a descrição dos trabalhos apresentados e alguns registros fotográficos desses.

1. Práticas de intervenção psi no campo humanitário do refúgio: entre o prescritivo e o inventivo.
Suzana Almeida Araújo- UFMG

2. Migrações forçadas na Amazônia: a conscientização como que fazer da Psicologia.
Ana Clara Martins, Wolembergue Gomes, Solange Struka (UFRO)
3. Colonialidade das fronteiras simbolico-concretas da vida academica e da (não) cidadania: participação política possível de um estudante universitário em situação de refúgio no Brasil.
José Miguel Ocanto – PUC-MG
4. Memória e Política: práticas coletivas de psicólogas(os) no campo das políticas migratórizas.
GabrielaTeixeira- CRP-PR

5. Migração e refúgio: a revalidação de diploma superior como direito à educação e à vida.
Henrique Quintilano, Elaine Ragnini, Julia Mello, Milena Leder

6. Do Direito à Educação Superior aos Processos de Subjetivação em Estudantes Refugiados e Migrantes Humanitários- UFPR/MOVE
Marlon Polak
Elaine Ragnini
Paula Silva
Mariana Ramos
Milena Leder
Rafaela Cuchi
Willian Almeida

1. Relato de Experiência: Projeto Anfòm e a Elaboração de Materiais Informativos Bilíngues para a População Imigrante residente no Município de Porto Alegre
Isabella Martins Carpentieri

2. Proteção social à população em processo migratório: uma perspectiva de trabalhadoras do SUAS.
Murilo Miranda, Allan Gomes, Cássia Carvalho- Faculdade Guilherme Guimbala

3. Práticas de estágio em Psicologia com um grupo de migrantes no contexto da Assistência Social
Carolina Miano, Allan Gomes, Iasmin Poffo – Faculdade Guilherme Guimbala
4. Clínica Intercultural: Um relato de experiência de estágio em psicologia
Rafaela Fernandes, Luiza de Souza, Marcela Gomes – UFSC

5. A experiência da clínica psicanalítica em língua estrangeira com imigrantes e refugiados
Arthur de Oliveira, Elaine Ragnini (UFPR)

6. O Bem Viver e as práticas de cuidado em saúde mental com migrantes
Henrique Balieiro et.al.- CRP-MG; UFRGS; FIOCRUZ; UFRR.

7. Herança, pertencimento e acolhimento: Práticas de cuidado com mulheres em situação de refúgio.
Maria Assumpção, et.al.- UERJ.