NEMpsiC Divulga: UFSC vai oferecer vagas de graduação exclusivas para refugiados em SC
A lista de universidades que oferecem a alternativa foi divulgada pela Agência da ONU para refugiados (Acnur), e ao todo, 32 universidades brasileiras fazem parte. O edital da UFSC para oferta das vagas ainda não foi divulgado, mas o processo seletivo para quem inicia no segundo semestre de 2022 irá acontecer entre junho e julho.
De acordo com a universidade, serão vagas ociosas de cursos disponibilizados na UFSC e, por isso, até que o processo de matrículas e do Sisu seja finalizado, não é possível saber para quais graduações existirão vagas. A universidade irá oferecer 10 vagas, uma para cada curso.
Para se enquadrar na Política de Ingresso para Pessoas Refugiadas, Solicitantes de Refúgio de baixa renda e Portadoras de Visto Humanitário (PRVH) da universidade federal, a pessoa teria que cumprir alguns desses requisitos:
- Condição de refúgio reconhecida pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) ou órgão federal competente;
- Com solicitação de refúgio junto ao CONARE ou órgão federal competente cuja renda familiar bruta per capita seja igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- Portadoras de visto humanitário;
- Ingressantes no País em decorrência de reunião familiar.Para acessar a reportagem completa, acesse o link: https://www.nsctotal.com.br/noticias/ufsc-vai-oferecer-vagas-de-graduacao-exclusivas-para-refugiados-em-sc
Além desse programa, a universidade disse que conta com programas de transferência internacional para imigrantes e refugiados que já estejam cursando a graduação em seu país e queiram transferir para a federal de Santa Catarina.
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) também está na lista da Acnur como uma das que oferece vagas para refugiados. Mas, apesar da universidade estar credenciada e já ter oferecido esse serviço anteriormente, não existe previsão para disponibilizar essas vagas em 2022.


